História

História dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria

Alertado pelo toque a rebate do sino, o povo acorria de todos os lados.
Os brados de “acudam ao fogo” ecoavam por toda a Vieira.
Rapidamente se pusera em marcha uma grande cadeia de solidariedade humana.
Homens, mulheres e até crianças, lutavam, sem desfalecimento, contra as chamas que teimavam em reduzir a cinzas a humilde casa de uma família Vieirense.


Era sempre assim quando havia fogo na aldeia. Os Vieirenses sabiam unir-se para defender, tantas vezes heroicamente, as vidas e os bens dos seus semelhantes.
Dessa vez porém o fogo era mais forte, milhares de baldes de água eram acarretados dos poços vizinhos, mas as labaredas não cediam.
Chamam-se os Bombeiros de Leiria e da Marinha Grande mas, quando estes chegam, só lhes resta a tarefa de procurar entre os escombros três crianças, filhas do casal que habitava aquele infeliz lar, das quais uma delas ainda apresentava queimaduras.
Foi este trágico acontecimento, ocorrido em 1939, que, tocando profundamente o coração da nossa gente, fez germinar a ideia de oferecer à nossa terra a mais preciosa de todas as dádivas, a sua Associação de Bombeiros.

 

 

    Agosto 1947

      Festa de angariação de fundos no Largo da Republica

 

 

 

 

          1948 
              Corpo de Bombeiros Voluntários Junto do Carro e Ambulância

 

 

 

 

 

 1948 

Corpo de Bombeiros Voluntários

 

 

 

  1ª Fila (cima), da direita para a esquerda- Joaquim de Jesus Oliveira (“Quim Valentão”), Arnaldo Gomes da Costas (“Arnaldo Flora”), Isidro, Agostinho Carriço, José Domingues, Moreia, Alberto Teixeira. 2ª Fila (meio), da direita para a esquerda- José Teodósio, Jorge Soares. 3ª Fila, da direita para a esquerda- Ricardo Féteira Fernandes (1º), Ramiro(2º), Avelino “Vergueiro”(4º), Joaquim (5º).

 

 1948

 Corpo de Bombeiros com fundadores e sócios junto ao antigo quartel

 

 

 

 

 1ª Fila (cima), da direita para a esquerda- Agostinho Pedrosa Frias (5º), José Domingues (6º). 2ª Fila (meio), da direita para a esquerda-Isidro (3º). 3ª Fila (baixo), da direita para a esquerda- Joaquim Domingues Marques (Carriça), António Morreira, José Monteiro Boiça, Dr. Franklim Vieira Dias, Dr. Costa, Mestre Manuel Ribeirete, Álvaro Gouveia, Armando Teodósio, Apolinário Ribeirete.

       

  Fanfarra dos Bombeiros

Um dos orgulhos dos Vierenses, é sem dúvida a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria. Foi fundada em 1978 pelo 2º Comandante Manuel da Silva Araújo, mantendo-se ativa até meados da década de 80. Nessa altura dissolveu-se reeniciando em Abril de 2012 por iniciativa do Sr. Claudemiro Teixeira.

Em relatos com o responsável,  viemos a descobrir como ela se formou. Conta-nos que enquanto militar no batalhão de Artilharia de Aveiro nos anos 1961/1962 foi nomeado para fazer uma fanfarra, cuja missão era coordenar o batimento nas caixas tarola e bombos de marcha. Mais tarde, como funcionário da Escola Secundária de Vieira de Leiria e com a ajuda da sua colega Edite Paulo, pensou em organizar um grupo de "Majoretes" e puseram mãos à obra com os alunos. Foi um exito. Fizeram diversas saidas, inclusivé a diversos estadios de futebol bem como outros eventos camarários do distrito. Dessa esperiencia ficou a saudade!

Não satisfeito, tentou formar uma nova fanfarra, a Fanfarra dos Bombeiros, então como Vice-Presidente da Direção, durante o mandato do antigo Presidente, Sr. Jacinto Filipe, "pureram mãos à obra" e visto que existiam instrumentos guardados à vários anos e se estavam a deteriorar-se, tentaram arranjar participantes nas escolas, onde arranjaram 40 elementos.

Deliberaram fazer os ensaios duas vezes por semana o que o obrigava a despender mais dessa responsabilidade, cargo que começou a ser muito dificil para o Sr. Teixeira, pensou então na sua substituição e arranjou o Bombeiro de 2ª do Quadro de Honra o Sr Laranjo que já em tempos tinha pertencido à antiga fanfarra dos Bombeiros e que de imediato se disponibilizou para dar continuidade ao seu cargo. Em 2014 o Bombeiro Laranjo colocou o seu cargo à disposição por motivos pessoais ficando em seu lugar o Bombeiro de 1ª Sergio Rigueira que tem continuado com o bom trabalho, neste momento temos tambem a colaboração do Maestro João Leitão, Chefe do Quadro de Honra dos Bombeiros Voluntáris da Maceira e já contamos com ZX elementos.

 

Um pequeno excerto da nossa atuação em Praia de Vieira de Leiria.

www.youtube.com/watch

 

 

 

 

 

 

 

      Visitantes:

Links:

Mapa de Risco


Bombeiros Voluntarios de Vieira de Leiria